Dicas para os seus relógios de ponto
8 dicas para os seus relógios de ponto estarem regularizados com o Inmetro
20 de maio de 2016
Descanso semanal remunerado
Descanso Semanal Remunerado (DSR): quando e por que descontar
1 de junho de 2016
Portaria 373

A Portaria 373 oferece ao empregador alternativas no controle da jornada de trabalho. Ela revoga a Portaria 1.120, de 1995, abrindo assim o caminho para convenções e acordos coletivos para melhores formas de controle. 

Com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os locais que possuem mais de 10 funcionários são obrigados a fazer o registro da entrada e saída diariamente, fazendo obrigatório o registro de ponto. 

Agora, com acordos coletivos de trabalho, é possível encontrar maneiras diferentes para tudo isso, desde que respeitadas algumas regras:

  • Independentemente das novas formas encontradas, o número de horas previstas no contrato deve ser respeitado. É algo que o primeiro parágrafo do artigo 1.º deixa claro. 
  • Se os novos modelos que contabilizam e gerenciam a quantidade de horas trabalhadas porventura alterarem de alguma forma o salário do funcionário, ele deve ser informado de forma antecipada.

Os sistemas alternativos não podem:

  • Restringir a marcação do ponto.
  • Fazer marcação automática.
  • Exigir autorização prévia para a marcação das horas extras.
  • Alterar ou eliminar os dados registrados pelos funcionários.

Para fins de fiscalização, os sistemas devem estar plenamente disponíveis no local de trabalho para permitir a identificação fiel dos funcionários e possibilitar também a extração dos dados de forma eletrônica e impressa por aqueles que a utilizam.

As vantagens de aliar a tecnologia às novas regras

A Portaria 373 abre as portas para criar formas de flexibilizar o modo de controlar as horas trabalhadas e, assim, possivelmente aumentar a produtividade.

Com o grande número de inovações tecnológicas e a quantidade de novos softwares existentes hoje, é possível efetivamente gerenciar o tempo gasto para cada projeto ou trabalho especificamente, permitindo melhor controle do processo. Algumas das grandes vantagens incluem a simplicidade de como se têm os dados do andamento de cada trabalho e a razão entre eficiência e custo. O baixo custo de manutenção é outro grande motivo.

Outros benefícios incluem o fato de haver grande precisão em termos de contagem de horas trabalhadas, acelerando o processo de pagamento. A vantagem de gerar maior transparência para os funcionários pode motivá-los e aumentar a produtividade.

Reinvente o seu sistema de controle de ponto

Novos sistemas podem ser designados para melhor se adequarem às necessidades e ao orçamento de qualquer negócio. Eles oferecem uma variedade de ferramentas, algumas das quais permitem manter precisamente a quantidade em horas dos benefícios oferecidos aos funcionários, sejam férias ou folgas. Alguns modelos, inclusive, podem dar soluções de gerenciamento completas para RH, o que é especialmente importante em grandes empresas, com expressivo número de funcionários.

Todos os dias, diferentes negócios ficam cada vez mais dinâmicos. Talvez, adotar novos modelos associados a soluções de automação de pontos possa ajudar a sua empresa a manter um controle mais eficiente do que os métodos mais tradicionais. O processo é muito mais fácil, rápido e com menos falhas. Aumentando a produtividade e a eficiência, elimina-se qualquer tipo de fraude com o ponto.

Dê-nos sua opinião e comente! Conte-nos sobre o que acha das diferentes formas de gerenciar o controle de ponto.