Por que o relógio de ponto pode significar redução de custos?

O relógio de ponto é um aparelho utilizado para marcar as horas trabalhadas por um funcionário dentro de uma empresa. Certo? Sim! Mas não é só isso: o dispositivo também registra o número do cartão de cada trabalhador, a data e o horário em que foi lido, gerando relatórios sobre a jornada de trabalho dos mesmos.

Em tempos de crise econômica, sabemos que diminuir despesas é essencial para a sobrevivência de muitas instituições. Mas de que forma o ponto eletrônico pode auxiliar na redução de gastos? Confira neste post!

Reduzindo gastos com a Justiça

Recentemente, foram elaboradas as portarias nº1510 de 2009 e n°373 de 2011 do Ministério do Trabalho, que regulamentam a utilização do relógio de ponto.

Os principais benefícios trazidos por essas legislações referem-se à comprovação das horas trabalhadas pelos funcionários, permitindo que as empresas possam ter o controle das horas extras e de domingos trabalhados de cada colaborador. O limite é de até duas horas extras diárias para cada empregado e, no caso de domingos trabalhados, este limite é de dois por mês para mulheres e três para homens.

Caso os sindicatos estejam de acordo, há ainda a possibilidade de utilizar recursos alternativos para o controle da jornada de trabalho. Um dos meios que podem ser usados atualmente são os aplicativos, desde que eles estejam disponíveis no local de trabalho, permitam a identificação do funcionário e possibilitem a marcação do ponto com precisão.

Essas novas regulamentações auxiliam as empresas na redução de custos uma vez que evitam o gasto excessivo com horas extras, assim como a ocorrência de multas por processos envolvendo excesso de horas trabalhadas.

Aumentando o rendimento

O controle das horas de expediente possibilita que os funcionários administrem melhor o tempo de trabalho, e, assim, trabalhem com menor desgaste. O menor desgaste dos trabalhadores, por sua vez, melhora o rendimento da produção, gerando mais lucros para a empresa.

Ao registrar o horário de entrada e de saída dos empregados, é possível não só medir a produtividade, como identificar períodos ociosos e possíveis falhas, permitindo melhorias no fluxo de produção e na motivação da equipe.

Facilitando o serviço do RH

Além de auxiliar na contabilização das horas de trabalho, gerar melhorias no rendimento da produção e reduzir custos com multas e horas extras, o relógio de ponto também facilita o trabalho realizado pelo RH no momento de supervisionar a jornada de trabalho.

Estes dispositivos permitem que colaboradores do RH tenham mais tempo para realizar outras atividades na empresa, uma vez que não será preciso checar fichas manualmente. Além disso, os aparelhos também reduzem os erros de cálculos na contagem de horas extras.

Hoje em dia, existem várias tecnologias de relógio de ponto que auxiliam na fiscalização das empresas e são essenciais na redução de custos das mesmas, basta encontrar aquela que mais se adequa a realidade de cada uma.

É importante também verificar se o software disponível está de acordo com a legislação vigente para evitar problemas com a justiça e oferecer treinamentos aos funcionários para que eles entendam a importância deste procedimento.

Gostou do texto? Fale conosco para saber mais sobre os tipos de relógios de ponto existentes atualmente no mercado, estamos à sua disposição!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"