Chegar ao trabalho e bater o ponto faz parte da rotina de muitos colaboradores dentro das empresas. No entanto, essa tarefa que parece tão simples costuma gerar uma série de dúvidas tanto para empregados, quanto para empregadores.

Marcações irregulares ou mesmo a falta de marcações podem gerar questionamentos e até eventuais problemas na Justiça. Para evitar uma série de impasses elaboramos o post de hoje que serve para orientar o empregador quando o colaborador deixar de bater o ponto, entre outras situações. Quer saber mais como evitar problemas decorrentes do esquecimento na hora de bater o ponto? Então, não deixe de conferir!

Marcação do ponto

Já tratamos aqui sobre os diferentes tipos de marcação de ponto e como eles podem ser menos ou mais favoráveis para vários tipos de empresa. Porém, quando falamos sobre as situações onde o colaborador esquece de bater o ponto, os relógios de ponto eletrônico (REP) e também mecânico são os que costumam gerar mais dúvidas.

Quando um funcionário deixa de marcar seu ponto em um REP, é necessário que o empregador faça essa marcação. O próprio Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) orienta como deve ser feita essa marcação, não apenas para os casos em que o empregado esqueceu de bater o ponto, mas também em situações em que deve ocorrer a alteração ou ainda desconsiderar a marcação.

Como o ponto eletrônico não permite qualquer alteração na marcação, o ideal é que a empresa conte com um documento de ocorrência interno, onde o empregado comunica o seu esquecimento, a fim de justificar ou não o desconto do dia. Esse documento, além de formalizar o ocorrido, deve contar com a assinatura do funcionário para evitar qualquer questionamento em relação à veracidade.

Advertências

A legislação não trata sobre o tema das advertências caso haja o descumprimento das obrigações previstas no contrato de trabalho, entre elas, a marcação do ponto. No entanto, o próprio empregador ao elaborar o contrato de trabalho pode estabelecer regras para o descumprimento das obrigações, inclusive para deixar claros os critérios que levam à demissão por justa causa.

Primazia da realidade

Além de ter procedimentos próprios para a falta da marcação do ponto, a empresa deve ser orientada a agir de acordo com o princípio da primazia da realidade, que rege as leis trabalhistas.

Isso significa que relógios de ponto que têm sempre os mesmos horários marcados, ou ainda, forçar o empregado a marcar determinado horário no ponto podem acarretar a nulidade da marcação e, consequentemente, aplicação de penalidades seja pelos órgãos de fiscalização do trabalho ou através de ações trabalhistas.

O relógio de ponto não deve refletir uma jornada formal de trabalho, ou seja, aquela estipulada no contrato. Ele deve justamente servir como registro das horas efetivamente trabalhadas, para que o empregador receba devidamente as verbas trabalhistas e o empregado monitore de forma adequada a jornada.

Tomar esse tipo de cuidado é uma das formas mais eficientes de evitar problemas, além de, claro, contar com um bom equipamento de marcação de ponto.

Já conhecia essas regras sobre a marcação de ponto? Quer saber mais sobre estas e outras questões que impactam diretamente sua empresa? Então, curta nossa Fan Page!

 

66 comentários em “O que fazer quando um colaborador esquece de bater o ponto?

  1. Boa tarde !! Se o ponto de onde eu trabalho está ruim, eu sou obrigada a me deslocar e ir a outra estação que o ponto esteja funcionando?

  2. Meu horário de trabalho é estipulado pela empresa de 8: 00 às 17:00, mas chego muito cedo, 06:50, 7:00, aí passo o ponto digital e saio às 15:50 ou às 16:00 se registrar às 7:00. Isto implica em alguma coisa?

  3. Olá, trabalho 4 horas e estou na experiencia das 11 da manha até as 3 da tarde, bati o ponto as 11:01 e depois me esqueci e bati o ponto de saída as 15:00 ou seja trabalhei 3 horas e 59 minutos, 1 minuto a menos, esse minuto pode ser descontado no salario?

    Obs: A empresa onde trabalho tem um sistema de digital para bater o ponto através do dedo indicador

  4. Boa tarde !!!

    Existe um funcionário(público concursado), que bate o ponto em horários que não estão estabelecidas. E ele sempre requer que seja pago a hora extra por essas horas trabalhadas, as vezes ele bate o ponto(entrada) e vai embora e depois volta para bater o ponto(Saide). Já foi conversado com ele mais continua desse jeito. Que procedimentos tomar.

  5. Bem interessante o assunto e a página. Acho que a lei do cartão de ponto deveria conceder algum direito ao trabalhar pq não somos robos, podemos esquercer de bater o ponto por um cansaço, algum problema, sobrecarga física e psicológica que sabemos que ocorre em muitas empresas, consequentemente direciona para um esquecimento. Então o Ministério do Trabalho poderia intervir concedendo um amparo ao trabalhador podendo provar e justificar tal ocorrencia. Pq acima de tudo somos humanos, e é injusto ter desconto pq esqueceu d bater algum horário e há prova quanto a presença da carga horária na empresa. Onde eu trabalho não abonam se deixar de bater o ponto, desconta em folha. Quer dizer que temos apenas deveres? Não digo abrir brecha p número infinito, pq tem funcionário folgado, mas uma justificativa mensal q fosse ja ajudaria muita gente.

  6. Olá, boa tarde.
    Onde trabalho a marcação de ponto é feita através de REP de leitura digital. Porém, não consegui cadastrar nenhuma das minhas digitais, ficando com a alternativa de marcação pelo cartão magnético.
    Há dois meses atrás, esqueci um dia o meu cartão e solicitei a área de pessoal uma senha para fazer a marcação do meu ponto, e me responderam que não poderiam. Ainda assim, permaneci o dia todo no trabalho, tendo acordado com minha chefia imediata o envio de documento atestando o horário em que estive trabalhando e assim o fizemos.
    Agora, a área de RH está cobrando o Serviço de Pessoal e dizendo que não é possível cadastrar o horário em que trabalhei pois não fiz nenhuma marcação no ponto.
    Me sinto injustiçada, pois não bato ponto pelas digitais pois não foi possível cadastra-las. E se eventualmente (muito eventualmente mesmo, pois em quase dois anos de ponto, esqueci apenas duas vezes meu cartão), o que devo fazer ? Retornar para casa e perder o dia de trabalho ? Como resolver o meu dia no qual minha chefia imediata documentou e enviou ao Serviço de Pessoal o meu expediente daquele dia?

    1. Olá Cristiene, neste caso, o ideal seria conversar com o seu superior para informar a situação para o setor de Departamento Pessoal. Desta forma eles podem autorizar. Legalmente como não contém a marcação eles realmente podem alegar a falta. É uma situação complicada.

      Indicamos o nosso relógio de ponto. Ele possuí uma tecnologia mais avançada, onde a digital reconhece de forma mais adequada, clique para mais informações: http://blog.infokings.com.br/tecnologia-lfd-como-ela-esta-revolucionando-o-mercado-biometrico/

  7. empresa tem REP, mas um funcionario nao marca e deixa por final do mês e marca tudo uma vez de manual, isto e permitido? se for tem lei me passa.

    obrigado

  8. BOA NOITE, SE MEU FUNCIONÁRIO ESQUECE MUITAS VEZES DE BATER O PONTO, QUAL PUNIÇÃO LEGAL POSSO APLICAR, ALEM DA ADVERTÊNCIA ?

  9. Boa tarde,

    Na minha empresa fazemos o preenchimento do ponto de forma manual, onde nosso RH (que fica localizado em outro estado) solicita que enviemos por e-mail toda segunda-feira para que ele possa efetuar o lançamento no sistema, porém, caso eu esqueça de enviar o e-mail antes das 12hrs de toda a segunda-feira eles lançam como falta no sistema a semana inteira que passou. Eles podem fazer isso?

  10. Boa tarde
    se o funcionário esquecer de registrar uma batida , a empresa pode descontar as horas.
    preciso saber se esse funcionário reclamar na justiça e comprovar que trabalhou o horário normal , apenas esqueceu de registrar o ponto e que inclusive assinou advertência por esse erro.. tem alguma lei que ampara a empresa..??

    1. Nesse caso o ideal é justificar e abonar do que utilizar o desconto das horas. A advertência funciona como uma alerta ao funcionário para não ocorrer novamente.

  11. Meu crachá por questões de uso e desgaste, solicitei outro. O novo crachá veio com a foto de outro colaborador e avisei que o crachá estava errado e disseram que ia resolver o problrma, hoje faz 6 meses que estou com crachá de identificação com a foto errada e me aconselharam usá-lo escondido por causa da foto, faço muita horas extras e sinto que às vezes essas horas não entra e vou questionar, alegam que é compensação. Me sinto totalmente prejudicado através desse erro pois não sei se minhas horas estão vindo corretamente, e sempre falam que vão resolver e ninguém me atende um posicionamento. O que eu posso fazer?

    1. Nesse caso o ideal seria mostrar sua atividades durante o dia, comprovando em que estava presente na empresa. Pode ser e-mail’s enviados por exemplo.
      No caso da administração do Relógio de Ponto é sempre algo muito sério, nós prestamos suporte com atendimento rápido em todo o Rio de Janeiro, conheça melhor nossas soluções: http://www.infokings.com.br/

  12. Esqueci de bater meu ponto eletrônico na saída da empresa… Estou ciente da punição de advertência pois esta em meu contrato. Porem, o que quero saber é se a empresa paga alguma multa ou coisa do tipo para os órgão fiscalizadores…

    1. Olá! A não marcação do ponto poderá acarretar ao empregador demandas trabalhistas e aplicação de multas por parte do MTE em determinadas situações.

      1. Qto ao intervalo de 15 minutos (trabalho de seis horas), marcar um minuto antes, por exemplo (14 minutos) gera qual valor de multa para a empresa?

    2. Cheguei na empresa onde trabalho e o relógio de ponto digital estava com defeito.Liguei pra minha chefe direta e disse a ela o que estava acontecendo e ela me informou que o relógio estava assim durante todo o dia e que faria uma ocorrência informando a gerencia de pessoal sobre o ocorrido e solicitando o abono da falta.Ela o fêz mas o DP disse,posteriormente que não havia defeito no relógio naquele dia e me deu falta.Outros funcionários também não registraram o ponto digital no mesmo dia e o DP acatou a solicitação de abono e não ficaram com falta(no horário imediatamente anterior ao meu.É a minha palavra contra a deles.O que posso fazer?

  13. Olá, meu cartão é magnético e tarja, na roleta de entrada da fabrica ele libera pelo magnético e no setor onde trabalho é pela tarja, o ponto não estava marcando, sempre dando erro. Entrei em contato com Chefe de Setor e informei a situação, o mesmo pediu para que procurasse o setor de segurança para avaliar a situação. O setor de segurança me informou que o meu Chefe teria que pedir um crachá novo e logo em seguida informei a situação para meu chefe, e ele não fez o pedido de um crachá novo, fiquei mais de 1 mês entrando e trabalhando e agora ele me deu um mês inteiro de falta, o que posso fazer???

    1. O ideal seria comprovar que estava em período de trabalho durante este período. Mas para este tipo de erro não acontecer novamente seria o auxílio a suporte para a empresa que cuida deste tipo de controle. Aqui na Info Kings, sempre auxiliamos as empresas a utilizar uma manutenção preventiva para não gerar este tipo de problemas. http://www.infokings.com.br/servicos/

  14. Boa noite!
    Trabalho em uma empresa de 8:00 às 17:30 e faço em dois dias da semana trabalho externo onde não tenho como marcar o ponto, posso utilizar a folha de presença para marcar estes dias ou somente faço justificativa no formulário próprio para a ocorrência do ponto ou devo fazer os dois folha de presença e justificativa?

    Obrigada.

  15. Boa noite, tenho um funcionário que por diversas vezes tem deixado de bater seu ponto de propósito, ele chega no local de trabalho e após uns quinze minutos sai e só volta no dia seguinte, sem bater seu ponto. o que devo fazer?

  16. Bom dia! Hoje ao chegar a empresa com 5 minutos de atraso do horário estipulado para chegada, fui guardar os meus pertences no armário para logo depois assinar meu ponto que é manual. Fui sinalizada pelo meu superior que o fato de eu ter levado exato 4 minutos para me dirigir a sala da administração e assinar o ponto com o horário que cheguei que foi (08:35hrs) e não o que assinei (08:39hrs) eu estaria sujeita a advertência, é correto?

  17. Trabalho externamente, e minha marcação de ponto é feita por um aplicativo que minha empresa desenvolveu, porem ele limita minha área de trabalho, até um certo lugar consigo bater o ponto passando disso não consigo mais, o fato é esqueci de bater o ponto na saída do trabalho, e minha empresa quer aplicar medida disciplinar, isso pode acontecer?

    1. Olá Shirlei, o desconto pode ser feito. Mas o ideal é comunicar a empresa justificando o motivo e comprovando que estava trabalhando. O setor de RH normalmente é compreensível nestas situações.

  18. Boa tarde !

    Esqueci de bater o ponto de retorno de almoço. A empresa pode me descontar algo ? Mesmo eu tendo todas as outras marcações do dia.

  19. eu estava com problemas de saude no pé devido a um acidente de moto, e esqueci de bater a saida, me deram advertencia escrita e falaram q eu ja tinha uma verbal,sendo que o ponto e batido no telefone e tinha uma pessoa batendo o dela no telefone…e estava chovendo e não podia perder a carona pois estava com aquela bota ortopedica q não pode tomar chuva pois tinha que ir pra faculadade a noite ainda….e me deram advertencia sem dó nem piedade.

  20. Esqueci de bater o ponto uma vez na saída assinei uma folha chamada feedback que fala da lei482 na semana seguinte esqueci de bater o ponto ao voltar do almoço assim outra folha e disseram que da próxima vez vai ser uma advertência o quais os meus direitos se mês esquecendo de bater o ponto continuei trabalhando até o horário normal de saída
    Achei muito válidos as respostas de vcs

  21. Boa Noite, Bati O ponto na entrada e na saída, porém, não guardei o comprovante da saída e não consta no sistema, dias depois alegaram que não bati o ponto na saída, o que acontece?

  22. Boa tarde trabalhei certinho, porém no final da tarde esqueci de bater o ponto da saída, a empresa pode descontar o meio-dia de serviço na parte da tarde, por esquecer de bater o ponto só na saída!

    1. Boa tarde Robson, sim ela pode fazer este desconto. Mas o ideal é comunicar a empresa justificando o motivo e comprovando que estava trabalhando. O setor de RH normalmente é compreensível nestas situações.

        1. “A legislação não trata sobre o tema das advertências caso haja o descumprimento das obrigações previstas no contrato de trabalho, entre elas, a marcação do ponto. No entanto, o próprio empregador ao elaborar o contrato de trabalho pode estabelecer regras para o descumprimento das obrigações, inclusive para deixar claros os critérios que levam à demissão por justa causa.”

  23. Oi colocar a caneta o horário de retorno de almoço por um esquecimento e assinar o cartão no final do mês tbm considera como rasura?

    1. Olá Tatiane, é considerada sim como rasura. Uma anotação em caneta quando devia ser por meio mecânico ou eletrônico implica em fraude e pode render multa caso encontrada pelo fiscal.

    1. Olá Robson!
      Cada empresa possui a sua prática mas nem sempre o intervalo tem que ser tirado em um horário específico. Só necessita ter esse horário de descanso durante o dia.
      O empregador pode avaliar se essa prática prejudica o andamento de seu serviço. Atente também ao seu contrato de trabalho, é neste contrato onde fica estipulado o horário de intervalo.

      Veja este conteúdo: http://blog.infokings.com.br/marcacao-de-ponto-na-hora-do-almoco-obrigatorio-ou-nao/ Poderá lhe ajudar.

Os comentários estão encerrados.