Marketing para restaurantes: 6 ações para colocar em prática já!

Administrar um restaurante não é uma tarefa das mais simples. Lidar com a logística dos fornecedores, manter a motivação da equipe, evitar o desperdício de alimentos e fidelizar clientes são apenas alguns dos desafios diários de quem atua nesse ramo.

Para quem quer manter seu estabelecimento sempre cheio, conquistando mais e mais clientes, é fundamental investir em algumas ações de marketing para restaurantes.

Se você anda meio desligado das ações de marketing para restaurantes, é hora de arregaçar as mangas e começar! Para saber mais, confira algumas ações que você já pode começar a colocar em prática já!

1. Conheça o seu diferencial

Por acaso você já parou para investigar por que seus clientes vão até o seu restaurante? O que torna o seu estabelecimento atrativo para o público? Qual o seu diferencial?

Antes de montar qualquer estratégia de marketing ou mesmo rascunhar um plano de ação, é fundamental que você conheça qual o seu diferencial. E não vale responder coisas genéricas do tipo “qualidade dos pratos” ou ainda “bom atendimento”.

Se você ainda não está certo de quais são seus pontos fortes como negócio e qual o seu diferencial, pergunte aos seus clientes. Você precisa saber aquilo que tem de melhor para trabalhar em sua estratégia e fazer com que seu público identifique sua marca.

2. Invista em um bom atendimento

Ninguém gosta de ir a um restaurante e ser mal atendido, não é mesmo? O atendimento é uma das principais questões a serem trabalhadas pelos gestores, afinal, mesmo que os pratos sejam bons, se o atendimento é ruim, dificilmente os clientes voltam.

Tanto os funcionários da cozinha, quanto os garçons, equipe de segurança, manobristas e equipe de limpeza são o cartão de visitas do seu estabelecimento. É fundamental realizar treinamentos periódicos e agir como um líder, supervisionando, motivando e ensinando para que o contato com o cliente seja sempre impecável.

Se você, como dono, não se sente pronto para promover treinamentos ou fazer a supervisão da equipe, considere a contratação de uma consultoria.

3. Tenha um prato para atrair clientes

Essa é uma ótima estratégia que poucos donos apostam. Especialmente quando olham somente para o lucro.

O objetivo aqui é atrair clientes e os estimular a consumirem outras coisas dentro do restaurante.

Eleja uma entrada ou um drink que faça do seu estabelecimento um local conhecido. Os preços, igualmente, devem ser bastante atraentes para que o público chegue e não apenas consuma a entradinha, como também siga para o prato principal.

Mesmo que os valores praticados tenham baixa margem de lucro, essa é uma excelente forma de aumentar o ticket médio de consumo e melhorar o faturamento como um todo.

4. Participe de eventos e festivais

Um dos maiores erros dos restaurantes é apostar unicamente no ponto onde estão localizados. Investir em eventos e festivais é uma excelente oportunidade para apresentar seus pratos a um público novo e até conquistar novos clientes.

Por mais que os eventos requeiram uma logística extra e possam demandar a contratação de funcionários e estrutura, muitas vezes esse tipo de investimento vale a pena.

5. Aposte em uma boa comunicação interna

Mais do que uma bela fachada, também é fundamental cuidar de outros elementos que, da mesma forma, transmitem os valores da sua marca. Cardápio, guardanapos, embalagens e até carros da frota podem ser um veículo de comunicação com o seu público. Por isso, vale apostar em uma bela identidade visual e aplicar em elementos que possam servir também como publicidade.

6. Construa sua presença digital

A maioria das pessoas vai direto para a internet quando pensa em consumir algo. Com os restaurantes, isso não é diferente. Por isso, não deixe de ter um bom site, aposte nas redes sociais e invista em marketing digital. Uma boa ideia é conversar com influenciadores digitais que possam trazer público ao seu estabelecimento.

No ramo de restaurantes, as fotos são sempre o maior atrativo. Então, não deixe de usar desse recurso na hora de divulgar seu estabelecimento na web e fique sempre atento aos feedbacks dos consumidores!

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