Normalmente, para marcar o ponto, os funcionários devem estar na empresa. Porém, existem alguns funcionários que trabalham de forma externa, visitando os clientes, por exemplo, ou então em sistema home office. Nesse caso a marcação de ponto deve ser feita de maneira externa, ou seja, fora do prédio da empresa. Mas a questão é: isso é legal?

A marcação, nesse caso, é feita via smartphone, por meio de um aplicativo que está integrado ao sistema da empresa. Mas como isso funciona? Como evitar que o funcionário marque o ponto em um horário que não é o verdadeiro? 

A marcação de ponto externo é uma ótima opção, por isso, para contornar os transtornos que isso poderia causar, entender mais sobre o assunto e como tudo funciona é o que você precisa. Confira abaixo!

A marcação de ponto externo é legal?

Bom, de nada adianta saber mais sobre a marcação de ponto via celular se você ainda não sabe se esse mecanismo é legal ou não. Mas não se preocupe, ele é perfeitamente legal e pode ser implantado na sua empresa sem problemas.

Isso é permitido graças à Portaria 373 do MTE que permite a criação de novas formas de gerir o ponto dos funcionários. E, dentre essas formas, está a marcação de ponto via aplicativo. 

Como a marcação de ponto via app funciona?

Agora que já temos a certeza de que se trata de um sistema legal, vamos explicar melhor como funciona essa maneira prática de fazer a marcação de ponto

Com o objetivo de evitar fraudes, a marcação de ponto via app é feita por biometria. Todas as informações de horários são armazenadas de forma online e assim, o empregador pode ter acesso à movimentação daquele funcionário ainda que não esteja dentro da empresa. 

Quais as vantagens?

Funciona online e offline

Uma das principais vantagens da marcação de ponto via app é o fato de poder funcionar online e offline. Vamos dar um exemplo de uma situação bem comum em diversas empresas e que pode acontecer na sua.

Digamos que alguns de seus funcionários trabalhem viajando para visitar diversos clientes. E, pode ser que em um desses locais para onde ele vai não consiga acesso à internet. Podem acontecer diversas situações como, por exemplo, o pacote de dados acabar ou então a operadora ficar sem sinal, enfim, muita coisa pode acontecer de forma que o funcionário tenha que fazer a marcação offline.

Possui geolocalização

Essa é outra vantagem para as empresas. Quando o empregado faz a marcação de ponto via app, a localização dele no momento em que faz isso também é registrada. É excelente, por exemplo, para os funcionários que trabalham de forma interna, pois assim o empregador saberá que eles estão dentro da empresa no momento em que a marcação foi feita.

Com o app, ainda é possível fazer o monitoramento da localização do funcionário por meio do GPS. Isso é excelente, pois o empregador terá como saber se após a marcação de ponto para começar o expediente, o funcionário não estaá em casa, mas sim nos locais propostos para realizar o trabalho.

Viu como a marcação de ponto via app pode ser de extrema utilidade para sua empresa? Clique abaixo e saiba mais sobre esse produto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *