analisar currículo
5 dicas para analisar um currículo do jeito certo
31 de outubro de 2018
Evitar furto no trabalho
Formas de evitar furto no meu local de trabalho
14 de novembro de 2018
Holerite

Você já ouviu a palavra holerite? Sabe o que ela significa? Estamos falando de um documento também chamado por muitos de contracheque e, acreditamos que, essa palavra você já ouviu. Pois bem, holerite e contracheque são a mesma coisa e ele é importante tanto para a empresa como para o funcionário.

Algumas empresas deixam a cargo do setor ou empresa de contabilidade fazer o contracheque dos funcionários. Porém, em alguns casos, esse documento é feito de maneira interna.

Vamos agora entender melhor do que se trata um holerite, a importância dele para a empresa e empregados e com fazer um!

O que é um holerite?

Também chamado de contracheque, holerite é um documento que comprova o pagamento mensal do funcionário. Apenas por esse motivo é possível compreender porque ele é essencial para todas as partes. Com o holerite em mãos, a empresa pode comprovar que realizou o pagamento do empregado de acordo com o que foi estabelecido em contrato.

É no holerite que estará detalhado o pagamento que foi realizado ou funcionário. Ali estarão descritos os descontos na folha de pagamento, as porcentagens, as deduções e tudo mais.

Ele deve sempre ser anexado à folha de pagamento e deve conter, além dos dados do funcionário e dos valores recebidos, os dados da empresa.

Por que o holerite é um documento importante?

Para o funcionário, esse documento é esclarecedor. Por meio dele fica fácil saber qual o valor do desconto em folha, as porcentagens de participação da empresa, se for o caso, e todos os outros pontos importantes. Por exemplo, no contracheque pode vir detalhado um valor de desconto do plano de saúde da empresa caso você participe.

Além disso, o holerite é uma excelente forma de comprovar renda. Em diversas situações o trabalhador pode precisar disso. Por exemplo, ao pedir um empréstimo, qualquer instituição financeira pede um documento para comprovar a renda. Para a empresa esse documento é fundamental. O contracheque comprova que ela está cumprindo com o que está dentro do contrato de trabalho. Também ajuda consideravelmente o setor financeiro da empresa, pois consegue ajudar no controle das contas.

Como fazer um holerite?

Tanto as informações da empresa quanto do colaborador devem estar no documento. No caso do funcionário, devem constar:

• Nome;
• Endereço;
• Número e série da carteira de trabalho;
• Natureza da função;
• Cargo.

Além dessas informações, no contracheque também devem estar presentes demais informações como desconto do IR (Imposto de Renda), a contribuição sindical, o valor pago ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a porcentagem oferecida para o vale-alimentação e também do vale-transporte, o convênio médico, entre outras.

Após completar o documento com todas essas informações — normalmente a empresa tem um programa para gerar o holerite — ele deve ser impresso em duas vias: uma fica com a empresa e a outra é entregue ao funcionário. Essa entrega pode ser pessoalmente, dentro da empresa, ou então via correio.

Há também a opção do holerite online. Dependendo da quantidade de funcionários na empresa, essa pode ser uma excelente opção.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que também estão precisando dessa informação tão importante!

Projeto para controle de ponto