Gestão de restaurantes: como reduzir o consumo de água e energia?

Acordo de compensação de horas
Saiba já como funciona o acordo de compensação de horas
24 de abril de 2017
Banco de horas
Banco de horas: saiba como implementar no seu restaurante
27 de abril de 2017

Fazer uma boa gestão de restaurantes requer um certo conhecimento técnico e também atenção aos detalhes. Uma tarefa muito importante dentro da responsabilidade do gestor é reduzir os custos, e isso pode ser feito analisando algumas particularidades que passariam despercebidas por muitos.

Por exemplo, é possível economizar água trocando torneiras que gotejam ou reduzir o gasto de energia abrindo menos vezes a porta da geladeira. São detalhes como esses que fazem a diferença na conta no final do mês!

Vamos te apresentar algumas dicas práticas de como economizar tanto na conta de luz quanto na conta de água, evitando, assim, o desperdício. Vamos lá!

Evite abrir e fechar a geladeira ou freezer o tempo inteiro

Ficar abrindo a porta dos eletrodomésticos que precisam resfriar os alimentos é uma forma de desperdiçar energia. A cada vez que a porta é aberta, o calor do ambiente externo entra, e o motor precisa trabalhar mais para manter a temperatura adequada.

Mas como resolver isso? É simples: na hora de cozinhar, faça uma lista de tudo o que vai precisar e abra a geladeira uma única vez, pegando logo todos os ingredientes necessários.

Colete a água das chuvas

A água da chuva é algo muito valioso se você está querendo reduzir o valor da conta de água no final do mês. Ela é excelente para limpar o chão e algumas partes do estabelecimento que exigem uma quantidade maior desse líquido, como o banheiro.

Além de reaproveitar a água da chuva para fazer a limpeza do restaurante, você ajuda a preservar o meio ambiente!

Aproveite a luz natural

Uma boa forma de economizar energia é aproveitar a luz do dia. Para isso, é recomendado ter muitas janelas voltadas para o sol nascente para “pegar” a luz da manhã, e também para o sol poente e aproveitar a luz da tarde.

Pode ser que, ainda assim, você precise de lâmpadas, mas estas serão numa quantidade bem menor!

Fique de olho no gotejamento

Instalar a torneira da forma correta e trocá-la quando está provocando gotejamento é uma das coisas essenciais a se fazer quando o assunto é economia de água. Pode não parecer, mas o gotejamento pode pesar e muito no bolso: são 1.500 litros de água indo pelo ralo todos os meses.

Cano furado também pode fazer o dinheiro descer pelo ralo. Um furo de apenas 1 milímetro pode fazer um belo estrago e fazer você pagar por 62.000 litros de água (que nem foi utilizada!) por mês. Além de ser péssimo para os negócios, também prejudica o meio ambiente.

Faça a manutenção na frequência de tempo correta

A manutenção de equipamentos é uma das coisas mais importantes que devem ser feitas se você quer economizar água e energia. Por exemplo, a vedação dos aparelhos de refrigeração precisam estar em ótimas condições, já que isso mantém o isolamento térmico e os alimentos na temperatura ideal. Uma borracha estragada pode causar diversos prejuízos, como a perda de alimentos e maior consumo de energia.

Outra coisa que dificulta a refrigeração dos alimentos é forrar as grades das prateleiras da geladeira. Isso atrapalha a circulação do ar frio e, assim, o motor consome mais energia para manter a temperatura adequada.

Limpar frequentemente o condensador e escolher pontos estratégicos — longe do calor do sol — para instalar o freezer e a geladeira também devem ser priorizados.

Você conhece outras dicas de como fazer uma boa gestão de restaurantes ou como economizar água e energia? Deixe um comentário e conte para a gente!