Gestão de água em condomínios: quais as melhores práticas?

A água é o recurso natural mais importante para a vida no planeta Terra. Seja para consumo próprio ou para gerar energia elétrica, ela tem papel fundamental em nossa sociedade. Devido à abundância de sua existência em nosso país, a maioria das pessoas não a utiliza como deveria. Porém, acontecimentos passados mostram que é preciso utilizá-la com sabedoria.

A conta de água é, em muitos casos, uma vilã na gestão administrativa de um condomínio, já que possui um alto e constante valor. O post de hoje aborda 5 importantes práticas para aprimorar sua gestão de água em condomínios. Vamos lá?

Implante a medição individualizada

Um condomínio possui diversos tipos de moradores. Alguns apartamentos possuem famílias com 5 ou 6 pessoas, enquanto outros são habitados por apenas um morador que fica a maior parte do tempo fora de casa. No caso dessa amostra, é notório que o consumo de água de um será completamente diferente do outro, pois enquanto a família de 5 pessoas consumirá um volume expressivo de água, a pessoa que mora sozinha provavelmente terá um consumo bastante inferior.

Quando não há um sistema de medição individualizada, ambos os moradores pagam um mesmo valor pela conta de água, o que não é justo. Utilizar hidrômetros que fazem a medição individualizada é a resposta para tal problema.

Esse sistema mede o consumo individual de uma unidade habitacional. Desta forma, cada um paga apenas o que consumir. Outro fator positivo é a diminuição do consumo: já que quem consumir mais pagará mais por isso, os moradores de maior consumo ficarão cientes disto e, com o objetivo de pagarem contas mais baratas, reduzirão o consumo.

Use novas tecnologias

Novas descobertas no mundo tecnológico ocorrem a todo momento em nossa sociedade, e as tecnologias relacionadas ao consumo de água não ficam de fora desse desenvolvimento. Esteja atento ao lançamento dessas novas ferramentas e equipe seu condomínio com o que há de mais moderno no mercado, já que estes aparelhos costumam reduzir o consumo de água e aumentar a eficiência do serviço prestado.

Aproveite a água da chuva

Infelizmente, a maioria dos condomínios descarta a água da chuva sem fazer uso de seus benefícios. Tal recurso pode ser usado para limpar garagens e outras áreas comuns, regar jardins e até mesmo lavar carros.

Procure por profissionais especializados no mercado de trabalho que possam assessorá-lo na execução de um projeto de instalações que atenda tal demanda. Essa medida pode ter um alto custo, porém, com o passar dos anos, a redução do consumo será compensatória!

Realize manutenções preventivas e aprimore sua gestão de água

O vazamento de água é uma situação corriqueira no dia a dia de um condomínio. Esse problema acaba gerando atritos entre vizinhos e pode ser evitado com uma medida bem simples: realizar inspeções periódicas nas instalações hidráulicas do condomínio. Desta maneira, é possível localizar e identificar os pontos que precisam de reparos, ajustes ou de troca de peças.

Outra forma de solucionar esse problema é fomentar nos condôminos a troca de torneiras e chuveiros à medida que esses produtos começarem a vazar.

Nossos Produtos

Aplicar uma gestão de água eficiente em um condomínio reduz gastos, diminui os conflitos entre moradores e mostra a importância do consumo consciente de água. Prossiga com a leitura desse outro texto e veja 5 dicas de economia para condomínios!

 

1 Comentários

  1. Obrigado por compartilhar esta informação!!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"