Qual o impacto do Departamento Pessoal em sua empresa
8 de janeiro de 2020
Aplicativos e Sistemas de Gestão Escolar
14 de fevereiro de 2020

Muitas empresas se perguntam, o que é o sistema de ponto? O sistema de ponto é uma ferramenta para auxiliar na tratativa do ponto dos colaboradores que efetuam as marcações no Relógio Eletrônico de Ponto (REP) que foram estabelecidos pelo Ministério do Trabalho em 2009.

Como funciona o Registro do ponto?

O ideal é definir a forma de como o funcionário registre sua presença. Existem empresas que optam que o colaborador registre através de senha, outros por cartões e há ainda os que utilizam a leitura biométrica. O relógio de ponto biométrico é o método mais seguro contra fraudes.

O funcionário deve registrar o ponto no início e término de intervalos emitindo comprovante com nome do funcionário, CPF, PIS e etc.

Como é feito o controle da jornada de trabalho?

O sistema de ponto eletrônico armazena todos os dados da jornada de trabalho, para que sejam coletados pelo departamento pessoal e importados para um software. Neste software, deve ser feito os cálculos sobre o controle de horas extras, adicionais noturnos e descontos por faltas e atrasos.


Funciona basicamente desta forma:
1 – Os dados são registrados pelo equipamento fixado na empresa
2 – Tratado pelo software (Sistema de Ponto)
3 – É gerado a folha de ponto para ser enviado a contabilidade


O Sistema IKPonto possui relatórios fiscais que mostram todas as irregularidades causadas no mês selecionado, entre outras funcionalidades. Veja no vídeo abaixo:

Vídeo apresentando as funcionalidades do Sistema IKPonto na versão WEB

Vantagens do controle de ponto digital

Sistema de Ponto WEB é uma alternativa ao sistema de ponto eletrônico tradicional, com o diferencial de não exigir a instalação de um equipamento dentro da empresa. Sendo acessado diretamente pelo navegador.

Como o ponto eletrônico funciona totalmente online, o departamento pessoal tem acesso à presença dos funcionários em qualquer lugar do mundo.


Ficou interessado pela tecnologia de controle de ponto eletrônico? Teria alguma dúvida? Quer mais informações?

Clique aqui e deixa uma mensagem