Controle de Frequência nas Escolas Municipais

Consequências de não ter um relógio de ponto em sua empresa
31 de julho de 2019
Trabalho aos domingos
Trabalho aos domingos: Como fazer?
28 de agosto de 2019
Controle de Frequencia

Fazer o controle de frequência dos alunos pode ser um problema tanto para as escolas quanto para os pais. Especialmente quando se fala de escola pública. O que vem melhorando essa frequência é o programa Bolsa Família que tem como requisito a frequência do aluno beneficiado. Porém, ainda é difícil manter esse controle.

Existe uma lei que obriga as escolas a avisar o Conselho Tutelar quando o aluno atingir 30% do limite de faltas não justificadas. Assim, se o aluno se ausentar por 15 dias da escola, o Conselho deve ser avisado.

Justamente pensando nisso e em um maior controle da frequência do aluno também por parte dos pais, o governo já vem pensando na possibilidade de as escolas públicas adotarem o controle digital de frequência. Veja mais sobre esse assunto!

Sistema de controle de frequência digital nas escolas públicas

O deputado Rosana Felix criou um Projeto de Lei 228-A/19 que obriga a implantação do controle de frequência digital dos alunos nas escolas públicas. O projeto em questão já se encontra em análise na Câmara dos Deputados. Nesse caso, escolas do ensino infantil, fundamental e médio teriam acesso a essa ferramenta.

Na Bahia, o governador do estado, Rui Costa, já anunciou que vai abrir licitação para empresas que ofereçam esse sistema de controle digital. O estado é um dos que apresenta maior evasão escolar no país. Entre as crianças de 1 a 14 anos, 2 em cada 10 já não estão presentes no segundo ciclo do ensino fundamental. Entre os adolescentes, ou seja, entre pessoas de 15 a 17 anos, são 4 a cada 10.

Modernizar Instituição

Quais as vantagens do controle digital?

Informa aos pais

Muitas vezes, os pais não conseguem fazer esse controle. Muitos alunos, especialmente os adolescentes, precisam ir para a escola sozinhos e acabam desviando no caminho. Não aparecem na escola e os pais não têm como saber. Por isso, esse sistema é de extrema importância, pois uma de suas funções é enviar uma mensagem de texto informando sobre a frequência escolar do filho. Dessa maneira, o controle sobre a frequência também pode ser feito de casa.

Evita perda de tempo na sala de aula

Cada minuto perdido na sala de aula é um tempo valioso, especialmente porque, quanto mais o tempo passa, mais os alunos vão ficando dispersos. Com o uso do controle de frequência digital, não será mais necessário perder tempo fazendo chamada. Um sistema como esse na entrada de cada sala já resolve o problema. Assim, o professor já pode entrar e começar com a matéria do dia.

Maior controle interno

Com o IKAcesso Escola é possível dar acesso a alguns lugares apenas a pessoas autorizadas, evitando que alunos ou qualquer outra pessoa de fora possa entrar em locais que tenham informações importantes. Por exemplo, esse sistema evita que o aluno possa entrar em uma sala onde estão as provas que serão aplicadas e pegá-las. Oferece mais segurança para a secretaria, sala dos professores e outros locais que precisam de maior controle.

Precisa de um controle de frequência digital para a sua escola? Então, entre em contato com a gente e converse com os nossos especialistas: www.infokings.com.br ou (21) 2221-4155!

controle de frequencia