Como prestar um bom atendimento ao cliente?

Hoje vivemos uma era na qual o mais importante é a experiência. As pessoas pagam mais para ter conforto, segurança e ter um tratamento diferenciado. Elas querem se sentir especiais e nada mais justo do que oferecer um bom atendimento ao cliente. Afinal de contas, tudo o que você faz é por ele, e agradá-lo é o seu objetivo. Um cliente satisfeito é convertido em boas vendas.

Realizar um excelente atendimento e oferecer a melhor experiência, num mundo onde os concorrentes vendem produtos iguais, pode ser o grande diferencial da empresa. E, atualmente, os clientes têm mais canais para reclamar e denegrir a imagem da empresa. Um bom exemplo disso são as reclamações nas redes sociais.

Mas como oferecer a melhor experiência e atendimento? É exatamente disso que vamos falar agora!

Dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente

1. Tenha um Customer Success

O customer success é um profissional que tem como principal função melhorar a prestação de serviços ao cliente dentro da empresa. Ele é o responsável por criar estratégias para que você tenha condições de oferecer o melhor atendimento possível ao seu cliente.

Quem exerce essa função deve ouvir a opinião dos clientes e, a partir disso, traçar um perfil do público-alvo e quais táticas devem ser traçadas para alcançá-lo. Com isso, é possível colher diversos benefícios e até mesmo aumentar a confiança que o cliente tem para com a empresa.

2. Entenda o cliente

Coloque-se no lugar do seu cliente, ou seja, crie empatia com ele. Escute-o atentamente e, a partir disso, direcione o seu atendimento. Ele deseja algo para uma ocasião especial ou é algo corriqueiro? Quais são as reais necessidades que ele apresenta?

Não preste apenas um bom atendimento ao cliente, mas aprenda a criar um verdadeiro relacionamento com o consumidor.

3. Comunique-se de forma adequada

Aqui não estamos nos referindo apenas ao uso do português de forma adequada, mas também ao uso da linguagem de acordo com o tipo de comunicação que o seu cliente precisa. Por exemplo, quando ele sai de um atendimento eletrônico e vai falar com a equipe, quer algo mais humano, algo que passe a certeza de que finalmente o problema será resolvido.

Observe um pouco o cliente, veja qual é a sua forma de conversar e tente a técnica do espelhamento. Talvez isso ajude a criar uma sensação de segurança e de que o funcionário que o está atendendo realmente o compreende.

Algumas coisas não devem ser feitas de forma alguma, como falar num tom acima do tom do cliente, passar informações incorretas ou confusas — se tiver dúvida, o melhor é perguntar antes —, cortar a fala do cliente e abusar da informalidade.

4. Invista no pós-venda

Conseguiu vender o seu produto ou serviço? Calma, porque o trabalho ainda não acabou! Agora é o momento de entrar em contato com os seus clientes e descobrir se eles estão satisfeitos com o que receberam. Eles ficarão simplesmente encantados com a sua preocupação em querer oferecer o melhor.

Se possível, ofereça informações por e-mail para que o cliente possa usufruir dos serviços e produtos prestados da melhor maneira. Informação relevante e no momento adequado é sempre bem-vinda.

Compartilhe esse texto com os seus amigos nas redes sociais para que eles também possam oferecer um bom atendimento aos seus clientes!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"