Como lidar com a inadimplência no condomínio

Formas de Controle de Acesso
Entenda as principais formas de controle de acesso de pessoas
19 de outubro de 2016
Impostos para condomínios
Conheça os principais impostos para condomínios residenciais
21 de outubro de 2016
Inadimplência no condomínio

A estrutura de um condomínio pode ser facilmente comparada à de uma empresa, afinal, sua saúde financeira depende da boa postura de um conjunto de condôminos. Infelizmente, é comum que algumas pessoas não possam ou simplesmente não queiram pagar as contas dentro do prazo. Para o síndico e os demais contribuintes, essa é uma condição prejudicial e que afeta toda a gestão e previsão orçamentária.

Se esta é sua realidade, confira abaixo práticas que podem solucionar a inadimplência no condomínio!

1. Acompanhe a evolução da inadimplência no condomínio

Quem é síndico sabe o quanto é difícil manter as contas em dia na presença de condôminos inadimplentes. Em tempos de crise, essa situação pode até se agravar com a quantidade de famílias em situação financeira difícil.

Nesse caso, é preciso acompanhar a recorrência do problema individualmente para pensar em soluções que não prejudiquem os envolvidos. Para começar, contar com uma contabilidade eficiente e organização diária é essencial na identificação de gargalos presentes na gestão e comunicação interna.

2. Incentive o adiantamento dos pagamentos

Oferecer descontos para condôminos que pagam suas contas com antecedência pode ser uma forma interessante de prevenir a inadimplência. Além de incentivar que as pessoas quitem suas obrigações dentro do prazo, o benefício oferece segurança ao síndico na gestão do orçamento.

Com recursos das contas que foram adiantadas, é possível prever novos gastos do condomínio e cobrir as despesas imediatas. Sem se preocupar com o atraso de contas urgentes, o gestor ainda ganha tempo para dialogar e chegar a um acordo com possíveis devedores.

3. Negocie antes de tomar qualquer medida

Em situações de inadimplência, o diálogo para identificação dos motivos que levaram ao atraso é sempre a melhor escolha. Ao contatar o devedor, o síndico consegue saber por que este deixou de pagar suas contas. Muitas vezes, a pessoa perde o emprego ou lida com a morte de um ente querido e, portanto, não age de má fé.

Em casos como esse, o ideal é informar os demais condôminos da situação e negociar o parcelamento das contas até que tudo se normalize. Já o sujeito que, mesmo diante de uma cobrança extrajudicial não tenha feito o pagamento deve, sim, ser acionado na justiça. Outras penalidades legais que podem ser aplicadas são:

  • Cobrança de multa e juros;

  • Proibição de voto ao inadimplente;

  • Corte de gás e água, quando medidos separadamente;

  • Proibir o uso das áreas de lazer do condomínio;

4. Não permita acordos com descontos

Seja justo na negociação para não desvalorizar os condôminos que pagam suas contas em dia. Quando os acordos são muito flexíveis ou facilitam a situação do devedor, a tendência é de que este volte a se tornar inadimplente.

Para desestimular atrasos, nunca ofereça benefícios como descontos ou abatimentos na cobrança de taxas e multas. Considere que você já estará recebendo pagamentos com atraso e, por isso, qualquer diminuição nesses valores será prejudicial à saúde financeira do condomínio.

5. Otimize a comunicação com tecnologia

A comunicação é a chave para o funcionamento de qualquer condomínio. Quando se torna deficiente, abre espaço para conflitos e desentendimentos que muitas vezes se refletem no atraso e descumprimento dos pagamentos.

Para um único síndico, lidar com pessoas e acompanhar as obrigações financeiras de cada uma é uma tarefa que exige esforço contínuo. Felizmente, o contato para envio de lembretes e cobranças pode ser facilitado com o uso da tecnologia. A Info Kings fornece softwares voltados para a gestão de condomínios que permitem ao gestor economizar tempo e recursos com negociações individuais.

Nossos Produtos

O resultado se reflete em comunicação de maior qualidade para que os pagamentos sejam feitos dentro do prazo e previnam os casos de inadimplência no condomínio.

E você, conhece outra medida para lidar com esse tipo de situação? Comente no post!