Como desenvolver um processo de recrutamento eficiente?

Rotatividade de funcionários
6 dicas eficazes para diminuir a rotatividade de funcionários
9 de setembro de 2016
Retenção de talentos
Retenção de talentos: como manter meus melhores funcionários?
13 de setembro de 2016
Processo de recrutamento

O processo de recrutamento é uma atividade desempenhada por todas as organizações para montar sua equipe de trabalho, e em cada empresa a seleção ocorre de maneira diferente.

A melhor forma de realizar um processo de recrutamento eficiente vai de acordo com a cultura da empresa e da necessidade do momento, mas alguns pontos são fundamentais de serem observados.

Você sabe quais são eles? Continue a leitura e descubra!

Defina os cargos

A partir do momento em que uma vaga é aberta para o processo de seleção, é necessária a definição das atividades a serem desempenhadas pelo funcionário, quais são as capacitações exigidas, o horário de trabalho, salário, os benefícios a serem oferecidos e quais são as características esperadas do profissional.

Essa definição permite a triagem de candidatos e a seleção das pessoas que se encaixam no perfil requerido para as próximas etapas.

Caso o RH encontre dificuldades para realizar essa definição, pode ser feita uma entrevista com o gestor que necessita do profissional, para que seja entendido o que é esperado do candidato, aumentando, dessa forma, a possibilidade de sucesso na seleção.

Divulgue o processo de recrutamento

Na etapa de divulgação, deve ser escolhido o melhor veículo para divulgar o processo de seleção. Caso a empresa opte pelo recrutamento externo, tem como opções de divulgação os anúncios de emprego em jornais, agências de recrutamento, sindicatos, acervo de currículos da empresa, etc.

No momento da escolha do veículo, deve ser levado em conta o público-alvo, os recursos que a empresa possui e o tempo disponível para realizar a contratação.

Realize as entrevistas

A realização da entrevista é muito importante e pode ser considerada uma etapa de definição. Procure confirmar os dados fornecidos no currículo e peça ao candidato para falar sobre as experiências de trabalho, o que espera da empresa, qual é o seu plano de carreira, quais são os projetos de sucesso e outras perguntas que permitam um conhecimento melhor dos profissionais.

É fundamental que seja feito o contato visual, que sejam observados os gestos e reações de cada um, e que o recrutador dê liberdade para o entrevistado falar.

Realize dinâmicas e simulações

As dinâmicas e simulações ajudam na avaliação das competências de cada candidato. Para que essa etapa seja produtiva, o recrutador deve optar pelas atividades que envolvam o trabalho a ser executado, como por exemplo, uma dinâmica que trabalhe a liderança ou uma simulação entre cliente e vendedor.

Confirme os dados

A confirmação dos dados não precisa ser realizada somente no momento da entrevista. O recrutador pode optar por ligar para os antigos empregadores do candidato, assim como requerer os diplomas e certificados dos cursos que constam no currículo.

Pode-se perguntar ao empregador anterior como era a postura do profissional na empresa, se ele atendia às expectativas da empresa e se o empregador recomenda esse funcionário. Como o contato entre o entrevistador e o candidato é pequeno, essa etapa de confirmação de dados traz para o recrutador mais confiança para decidir quem será escolhido.

Faça a integração do novo funcionário

A parte de integração do novo funcionário à equipe é muito esquecida pelos recrutadores, mas apresenta uma importância muito grande na retenção de talentos. O ideal é mostrar para o funcionário a empresa, explicar quais são os valores da organização e apresentar o profissional para sua equipe de trabalho.

A integração traz para o novo funcionário mais segurança e demonstra, por parte da empresa, uma preocupação com o bem-estar do colaborador e com a união da equipe.

Vale ressaltar que o processo de contratação eficiente é um fator fundamental para o sucesso de uma empresa, pois diminui a rotatividade e os gastos relativos aos processos de admissão, demissão e treinamento. Além disso, a organização consegue recrutar talentos de acordo com o perfil da empresa e agregar novas competências para a equipe.

Agora que você já sabe como deve ser desenvolvido o processo de recrutamento em sua empresa, deixe um comentário nos contando qual dica você mais gostou.