Como controlar refeição dos meus funcionários

catraca para condomínio
A importância de catraca para condomínio
13 de setembro de 2018
Como resolver problemas com turnover
26 de setembro de 2018
controlar refeição

Em alguns lugares como hospitais, fábricas e estabelecimentos com um grande número de funcionários, possuem um refeitório. É nesse local que os empregados fazem o almoço e, para aqueles que dão plantão, também é o ambiente do café da manhã e do jantar. O problema é controlar refeição pode ser complicado.

Como ter a certeza de que um funcionário já não almoçou? Esse controle é muito importante porque o que sobra para uns pode faltar para muitos outros. Além disso, pode causar discórdia entre os colegas e uma série de confusões.

Vamos agora falar um pouco sobre esse assunto, esclarecendo alguns pontos importantes e mostrar uma ótima maneira de não só solucionar o problema, mas também de evitá-lo.

Vale a pena ter um refeitório na empresa?

Algumas empresas optam pelo auxílio-alimentação, outras pelo refeitório. Mas, qual é a melhor opção? Uma das vantagens que um refeitório pode oferecer é maior comodidade para os funcionários, melhorando a qualidade de vida no ambiente de trabalho, especialmente para aqueles que moram mais distantes.

E as vantagens não são apenas para os funcionários. Os empregadores também ganham já que não há muitas chances de o empregado chegar atrasado para o turno após o almoço. Assim, o refeitório gera menos problemas para todas as partes.

O que a legislação diz a esse respeito?

De acordo com as leis trabalhistas, toda empresa com mais de 300 funcionários é obrigada a montar um refeitório no próprio estabelecimento. Sendo assim, os empregados devem se alimentar no local determinado pela empresa, ou seja, no refeitório.

Nos casos de estabelecimentos com menos de 300 funcionários, a presença ou não de um refeitório é opcional. Em casos de convenção coletiva também é possível chegar a um acordo para que os funcionários possam fazer suas refeições em outro local, sem a obrigatoriedade de um refeitório.

É muito importante que os empregadores se atentem para questões como limpeza, estrutura, higienização do local, número cadeiras e mesas, se há boa iluminação, se há espaço suficiente para que as pessoas possam circular normalmente.

Como controlar refeição?

Para as empresas que possuem um refeitório, essa pode ser uma tarefa bem difícil de ser cumprida. É necessário ter um sistema que faça o registro dos trabalhadores, entre outros detalhes. Veja abaixo algumas coisas que você deve fazer para evitar problemas nesse caso.

Faça um planejamento

É muito importante que, ao implantar um refeitório, exista um planejamento prévio. Por exemplo, você precisa ter capacidade e espaço suficiente para que todos os funcionários faça as refeições no mesmo horário. Se isso não for possível, uma boa solução é mudar o horário de almoço de alguns setores para que o fluxo de pessoas fique livre.

Conscientize os seus funcionários

Converse com os funcionários e explique a eles qual é a melhor forma de utilizarem o refeitório e sobre o controle que há na empresa sobre o assunto. Deixe-os devidamente avisados sobre como o sistema funcionará, quais os horários para fazer as refeições de cada setor e assim por diante.

Use um software

Existem excelentes softwares no mercado que conseguirão controlar refeição de forma muito mais prática. O IKREF, por exemplo, é uma ferramenta que vai lhe auxiliar a economizar evitando que o funcionário consuma mais de uma refeição.

Nesse software você poderá cadastrar todos os funcionários da sua empresa, os visitantes, os terceirizados, o prestador de serviços e também todas as refeições que a empresa serve: café da manhã, almoço, jantar, ceia e outros. Os valores podem ser estabelecidos para cada tipo de refeição.

Quer saber mais sobre como controlar refeição usando um software como esse? Então, veja como ele funciona!