5 dicas para analisar um currículo do jeito certo

CAGED
Conheça o CAGED e qual a função dele
25 de outubro de 2018
Holerite
Holerite: o que é e como funciona?
8 de novembro de 2018
analisar currículo

Escolher as pessoas que farão parte da empresa é uma grande responsabilidade. Colocar alguém em um setor pode tanto aumentar o desempenho de todos, quanto atrasar o trabalho dos colegas e isso tem impacto direto nos números da empresa. Portanto, é muito importante analisar um currículo da maneira certa.

E como seria isso? Bom, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas na hora de fazer a análise de um currículo.

Vamos agora listar as principais dicas que o ajudarão a analisar um currículo da melhor maneira possível.

1. Determine quais são as prioridades

Quais são os pontos fundamentais sobre o perfil do novo contratado que atenderão às prioridades da empresa?

Se a contratação é para colocar um funcionário no lugar de outro, pense porque aquele que estava antes foi demitido ou porque ele pediu demissão. É importante identificar esses pontos antes de contratar alguém.

Dentre as características do novo colaborador, quais não podem deixar de existir? Ele precisa ser muito organizado? Ter espírito de trabalho em equipe? Saber falar inglês de maneira fluente? Isso o ajudará a fazer uma boa triagem dos currículos e assim, reduzir o trabalho.

2. Saiba de forma clara o perfil da vaga

De nada adianta procurar se você não sabe o que certo o que deseja encontrar. Portanto, antes de parar para analisar os currículos, saiba exatamente o que deseja para alguém que ocupará a vaga em questão.

Além dos requisitos básicos, pense em pontos mais específicos. Por exemplo, digamos que você esteja contratando um porteiro para o seu condomínio. Pode ser que você deseje alguém que tenha, pelo menos, 3 anos de experiência no cargo, que tenha feito um curso determinado e assim por diante.

3. Não seja precipitado

Faça uma análise cuidadosa antes de escolher, definitivamente, os currículos para a entrevista. Ainda que o candidato tenha as qualificações técnicas e teóricas, uma pesquisa mais criteriosa pode mostrar falhas importantes. Por exemplo, alguém que muda constantemente de emprego ou função dentro da empresa pode apresentar algum problema de comportamento ou mesmo dificuldade em trabalhar com a equipe. Erros de português também contam, isso pode demonstrar que a pessoa não teve tanto cuidado ao enviar o currículo. Esse tipo de situação pode se repetir dentro do trabalho.

4. Confira o salário pretendido

Algumas empresas pedem que, no currículo, o candidato mande a sua pretensão salarial. Essa é uma boa forma de selecionar aqueles candidatos que costumam entregar currículos apenas pela remuneração.

Por exemplo, se a sua empresa está oferecendo um salário acima da média, é bem provável que apareçam diversos currículos e muitos sem a qualificação necessária. E, quando a empresa pede a pretensão salarial é uma maneira de descartar aqueles candidatos que esperam muito mais do que vocês podem pagar.

5. Analise o nível do idioma

Sabemos que, cada vez mais, saber um outro idioma é fundamental, especialmente em alguns casos.

Por exemplo, se a sua empresa já faz negócios com o exterior ou pretende fazer, colocar como pré-requisito saber inglês, ao menos em um nível intermediário é fundamental. Nesse caso, ao analisar um currículo, um diferencial pode ser aquele candidato que fez o curso de idiomas voltado para o ambiente empresarial.

Quer receber outras dicas como essas que podem ajudá-lo no seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!