5 ações para aumentar a segurança escolar de uma vez por todas

Segurança em condomínios
5 formas de aumentar a segurança em condomínios de forma eficiente
9 de novembro de 2016
Sistemas de segurança nas escolas
Sistemas de segurança nas escolas: por que tanto investimento nisso?
17 de novembro de 2016
Aumentar a segurança escolar

Especialistas em segurança pública alertam que os índices de violência não param de subir em todo o país, especialmente nas capitais e grandes centros urbanos. A alta taxa de desemprego, as graves injustiças sociais, a recessão e a impunidade são a força motriz desse processo.

Assim, percebemos que encontrar uma solução definitiva para os problemas de segurança pública no Brasil não depende da implementação de mero reforço no policiamento, e tampouco virá no curto prazo. Mas não podemos ficar de braços cruzados enquanto isso, não é mesmo? O bem-estar de nossa família e de nossas instituições mais estimadas depende de nós!

Nesse aspecto, destaca-se a proteção de nossas crianças e adolescentes, grupos especialmente vulneráveis e que merecem toda a nossa atenção. Portanto, no post de hoje, apresentamos cinco soluções para aumentar a segurança escolar. Vamos lá?

1. Crie um fórum de segurança

O primeiro passo que o gestor deve tomar para reforçar a segurança escolar é criar um fórum para debater medidas educativas e transformações na infraestrutura, de modo a prevenir a ocorrência de crimes.

Quanto à composição do fórum, quanto mais plural, melhor! É possível abri-lo para pais, alunos, professores e membros da equipe de segurança. Também pode ser interessante enviar convites para ONGs e para o Batalhão de Polícia Militar Local.

2. Invista em sistemas de monitoramento

As câmeras de segurança são importantes por poderem orientar a atuação dos profissionais da segurança em tempo real, fazendo com que você ganhe preciosos segundos em uma situação de emergência. Por outro lado, caso não seja possível evitar a ocorrência do crime, as câmeras podem ser utilizadas como uma forma de colaborar com as autoridades na investigação do caso.

3. Contrate seguranças particulares

A presença ostensiva de seguranças nos principais acessos do prédio escolar cumpre com uma função muito importante na segurança: a de prevenir a ocorrência de crimes. Não é por outro motivo que eles usam uniformes chamativos, veículos com sirenes, etc. O objetivo é que sejam notados e que, dessa forma, o criminoso pense duas vezes antes de abordar um aluno perto da escola.

Modernizar Instituição

4. Invista na automação de controle do ponto e acesso

Uma das medidas mais importantes para evitar riscos dentro das escolas é controlar o acesso de pessoas às suas instalações. Com um bom sistema de controle de ponto e acesso, a direção da escola pode registrar alunos, professores, funcionários administrativos, prestadores de serviços, fornecedores e visitantes. Trata-se de uma forma elegante de fazer com que cada um só tenha acesso aos locais a que está autorizado, sem discussões, sem constrangimentos e sem jeitinhos.

Além disso, a função web permite que o sistema envio uma mensagem SMS aos responsáveis dos alunos, informando a hora exata em que eles entraram e saíram da escola. Isso permite que eles possam trabalhar com tranquilidade, pois terão a certeza de que o jovem chegou bem na escola.

Outra vantagem trazida pela instalação do equipamento é que, de quebra, essa também é uma maneira fácil e prática de controlar o ponto dos funcionários e a presença dos alunos.

5. Registre e acompanhe os delitos

Por fim, é importante esclarecer que a implementação dessas ações não significa dizer que a gestão conseguirá resolver, sozinha, o problema da segurança nas escolas. Muito pelo contrário! A segurança de nossos alunos depende de uma parceria entre os responsáveis, a escola e o governo, cada um atuando dentro dos limites de sua competência.

Assim, a escola não pode deixar de registrar na delegacia de proteção à criança e ao adolescente os eventuais atos infracionais cometidos por seus alunos no interior da instituição. Além disso, procure registrar os crimes ocorridos nas imediações da escola junto à delegacia de polícia local, colaborando assim com as investigações e, consequentemente, com a captura e punição dos culpados.

Controle de frequencia escolar

E então, pronto para colocar em prática nossas estratégias para aprimorar a segurança escolar? Agora, compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe essas dicas! A informação é a maior arma no combate à violência.