4 razões para se adotar um sistema gestor de RH

Software folha de pagamentos
Como escolher o software de gerenciamento de folha de pagamentos?
5 de maio de 2016
Ponto biométrico
Ponto Biométrico: por que utilizar no controle dos funcionários?
12 de maio de 2016

O RH é uma área importantíssima em qualquer empresa porque é responsável pela gestão do capital humano e também pelo pagamento de salários e benefícios. Um sistema gestor de RH é fundamental para que isso ocorra. Foi-se o tempo em que os recursos humanos eram vistos apenas como departamento de pessoal, que fazia o pagamento e ninguém entendia como funcionava. Hoje os funcionários têm mais proximidade com essa área, sentem-se mais acolhidos e sabem como funciona o seu pagamento. Muito além de registrar o ponto, eles querem visualizar o contracheque para conferir o valor recebido, ter acesso às informações da empresa e outros.

Como nem sempre é possível atender pessoalmente a todos os funcionários, a melhor saída é adotar um sistema gestor de RH para que isso possa acontecer da melhor forma. Veja alguns motivos para seguir esse caminho no decorrer do texto.

1. Permite que os funcionários visualizem o contracheque com facilidade

Principalmente em empresas grandes, torna-se quase inviável imprimir e entregar o contracheque a todos os funcionários, mas eles não podem ficar sem esse documento. Com a utilização de um sistema gestor de RH, o colaborador pode acessar esse documento usando login e senha para saber os valores que está recebendo. Se desejar, ainda pode fazer a impressão e, dessa forma, o acesso fica muito mais fácil, pois o funcionário visualiza todas as informações de forma rápida e simples.

2. Possibilita a consulta de benefícios

Quem recebe vale-alimentação, vale-refeição, tem assistência médica, odontológica ou outros benefícios disponibilizados pela empresa, quer saber quando estão disponíveis e o valor deles. No caso dos auxílios de alimentação, pode-se consultar quando estão disponíveis no cartão e o valor; se houver alguns descontos, também.

Para quem tem plano de saúde, é possível acompanhar as consultas e procedimentos médicos que foram realizados e, se houver coparticipação, saber o valor dela e se foi descontado. Dessa forma, não fica nenhuma dúvida em relação aos benefícios e evitam-se problemas trabalhistas futuros, já que tudo ficará registrado.

3. Facilidade de acesso às informações da empresa

No sistema de RH pode-se inserir informativos para os funcionários, facilitando o acesso à divulgação de uma informação, principalmente quando se trabalha de forma descentralizada. Tendo um canal oficial de comunicação, evita-se a “rádio peão”, e assim não surgem rumores sem sentido, que levam à desmotivação dos colaboradores.

Nele é possível divulgar os mais variados assuntos e até mesmo utilizar filtros para que sejam segmentados de acordo com a função do colaborador.

4. O sistema gestor de RH pode ser integrado a outros sistemas

Ele pode ser integrado a outros sistemas, evitando que se tenha retrabalho e permitindo unificar todas as informações do RH em um único local. Pode-se, por exemplo, integrar com o sistema de ponto eletrônico e gerar o contracheque com maior facilidade. Os benefícios podem também ser integrados e, quando houver faltas, fica muito mais fácil fazer os descontos e demonstrar o porquê.

Enfim, o sistema gestor de RH facilita a comunicação da empresa com o empregado e ainda torna a rotina de trabalho mais simples.

Software IKPonto

Gostou de saber os benefícios do sistema gestor de RH para a sua empresa? Então não deixe de ler sobre o regime de sobreaviso em outro artigo do nosso blog. Boa leitura!