4 maneiras eficientes de reduzir custos com a ajuda do RH

Processo seletivo
Processo seletivo: 7 formas de otimizar a contratação de funcionários
16 de setembro de 2016
Regulamentação de horas extras: 4 fatos para observar!
16 de setembro de 2016
Reduzir custos

Para que a empresa se mantenha competitiva no mercado, além de investir no seu capital humano, é essencial que ela esteja atenta aos custos que envolvem o seu funcionamento. Essa é uma das grandes preocupações em relação à sobrevivência e rentabilidade das empresas. Por isso, é tão importante buscar formas e meios de reduzir custos, sem perder a eficiência.

No momento de reduzir custos, é importante contar com a ajuda do RH em inúmeros processos. Por isso, veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse processo!

Automação de processos

Não adianta esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa com a desculpa de que ela “deu certo” até aqui. O RH está cada vez mais dinâmico e precisa acompanhar as movimentações que ocorrem dentro de sua área de interesse. Para que isso seja possível, alguns processos precisam ser automatizados, ampliando a eficácia e a agilidade em sua execução.

Nesse sentido, apostar no alinhamento da intranet com as reais necessidades dos funcionários pode ser uma solução. É importante possibilitar que alguns processos sejam efetuados pelo portal utilizado pelos próprios colaboradores, como o preenchimento de formulários para realizar a solicitação de férias, por exemplo. Além disso, comprovantes e documentos digitais podem reduzir os gastos com impressão.

Em primeira instância, investir na automação de processos pode sugerir aumento de despesa em curto prazo, mas a verdade é que em médio prazo o investimento se “pagará” e, em longo prazo, trará inúmeras retenções de custos.

Terceirização de serviços

Insistir em realizar atividades rotineiras como forma de reafirmar o RH pode comprometer a produtividade e a imagem do setor. Por isso, outra forma de reduzir custos é terceirizar aqueles serviços rotineiros e que comprometem a atuação estratégica do seu RH, exigindo muito tempo para serem executados. Entre eles estão os processos de recrutamento, seleção, admissão e demissão, processamento da folha de pagamento, etc. 

Além dos citados acima, outros serviços também podem ser terceirizados de tal forma que os encargos trabalhistas ficam sob a responsabilidade da empresa contratada. Recepção, portaria, limpeza e manutenção predial são alguns dos exemplos.

Realização de treinamentos

Um erro bastante frequente nos RHs é acreditar que o não treinamento é um meio para reduzir custos, quando, na verdade, só está alimentando os prejuízos futuros. Não investir em capacitação é arcar diretamente com faltas no capital intelectual da empresa, colocando em risco a disponibilidade de seus melhores colaboradores.

Para isso, faça dos treinamentos mais uma área estratégica e utilize seus colaboradores como multiplicadores do conhecimento. Essa prática eleva a motivação e o reconhecimento entre membros das equipes, reduz custos com facilitadores externos e valoriza o conhecimento obtido.

Obtenção de sistemas de RH

Embora, frequentemente os gestores acreditem poder acompanhar tudo o que ocorre na empresa, essa não é uma realidade viável. Em especial, porque não se pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Por isso, apostar em um sistema de RH robusto pode beneficiar bastante a sua gestão e a sua empresa, além de garantir a redução de custos. Um sistema bem alinhado com as informações da empresa, fornecerá informações precisas e seguras e ajudará na tomada de decisões. 

Com ele, você poderá acompanhar a realidade da sua empresa desde a definição de cargos e salários, controle de benefícios, frequência dos colaboradores, banco de talentos, plano de treinamento e desenvolvimento, avaliação por competências, entre muitos outros aspectos.

No entanto, por melhor que sejam as práticas adotadas visando à redução de custos, aplicá-las sem planejamento e análise pode ocasionar diversos prejuízos para a empresa. Por isso, é importante manter-se atento às mudanças de mercado e anteceder-se a elas, planejando as medidas que serão utilizadas para reduzir custos, contando sempre com o RH para isso.

cta-blog-software

Gostou das dicas de como reduzir custos com a ajuda do RH? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores informações para otimizar a gestão da sua empresa!