3 razões para fazer manutenção preventiva nos equipamentos da empresa

Gestão de equipamentos: como prevenir problemas
12 de novembro de 2015
Manutenção Preventiva
Manutenção preventiva: como evitar problemas nos equipamentos da empresa
17 de novembro de 2015

Todo investimento em equipamentos precisa levar em conta o cuidado posterior à sua aquisição. Para que isso seja feito, é necessário que haja manutenção constante, garantindo assim sua confiabilidade para o uso.

Muitas empresas já perceberam a importância da manutenção preventiva. Esta prática apresenta inúmeras vantagens tanto para a empresa, quanto para os colaboradores que estão em contato com o equipamento. Afinal, investir em prevenção é menos oneroso do que solucionar um problema.

Abaixo, listamos algumas razões para que as empresas entendam a importância de fazer a manutenção preventiva dos equipamentos.

Manutenção preventiva X Manutenção corretiva

As empresas, de uma maneira geral, trabalham com dois tipos de manutenção em seus processos: a preventiva e a corretiva.

A primeira diz respeito aos cuidados que devem ser tomados enquanto os equipamentos estão em pleno funcionamento. É a observação criteriosa para que os defeitos deixem de ocorrer.

Já a segunda entra em campo para solucionar algum contratempo que já está prejudicando a rotina da empresa. Trata-se do conserto das máquinas que apresentam algum defeito.

No universo corporativo, é fundamental trabalhar com ambos os processos. No entanto, empresas que já adotam rotinas preventivas em sua rotina acabam sendo mais bem-sucedidas em seus processos.

Em relação aos custos, a manutenção preventiva estabelece antecipadamente valores fixos e períodos determinados para que sejam realizados os serviços, pensando sempre em otimizar os processos.

Já a corretiva é imediata. Ela possui prazos curtos e impacta muitas vezes a continuidade dos trabalhos. Como não está prevista, ela implica mais gastos caso algum equipamento quebre ou precise de novas peças, por exemplo.

Evitar danos ao equipamento

A principal razão pela qual é fundamental fazer a manutenção preventiva nos equipamentos é melhorar a performance destas máquinas durante sua vida útil.

Por exemplo, quando falamos em aparelhos que controlam a entrada e a saída das pessoas, como o registro digital de ponto(REP), o momento em que algum tipo de dano no equipamento ocorre, além de o conserto demorar um pouco, impactando nas rotinas da empresa, o custo é mais elevado tendo, muitas vezes, que substituir o aparelho. Hoje, acontece de muito de nossos clientes terem problemas com o acúmulo de picotes de papel que ficam na cabeça de impressão, por exemplo.

O acompanhamento constante do funcionamento da máquina é essencial para permitir que sua eficiência seja a máxima possível, tanto em relação aos seus aspectos internos, quanto à capacitação dos funcionários que a utilizam.

Otimizar a utilização do equipamento

Outro benefício de se investir em manutenção preventiva é otimizar as operações que fazem uso dos equipamentos. É preciso ter o controle do consumo de energia, da capacitação dos trabalhadores e dos resultados obtidos.

Nos Relógios de Ponto, por exemplo, é imprescindível se preocupar com a prevenção de possíveis problemas. Caso esta não seja uma prática na sua empresa, você pode estar lidando com um sistema lento, ineficaz e custoso.

Para saber mais sobre as possibilidades de manutenção nesses equipamentos, clique aqui.

Cada empresa tem sua própria estratégia de manutenção. Entretanto, empresas que otimizam seus processos por meio de manutenções preventivas estão um passo à frente.

manutenção preventiva